CLAQUETE

Seja bem-vindo
São Paulo,12/12/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ruy Jobim Neto

CLAQUETE

Cena de "Desmundo", do diretor Alain Fresnot
CLAQUETE

CLAQUETE

Por Ruy Jobim Neto



 


Nesta sétima ediçãoda coluna, trazemos um filmaço brasileiro, temos também uma cena linda ao somde uma canção magistral, um trailer vampiresco para estrear em 2025 e umatrilha sonora genial que tira o fôlego, tamanha a brasilidade do filme.Apreciem.

FRASES

Aatriz MARY PICKFORD (1892-1979) foi uma das grandes damas do cinema mudo. Erauma espécie de “Namoradinha da América”, casou-se com o ator Douglas Fairbankse, ao lado do marido, de Chaplin e de David W. Griffith, fundou a UnitedArtists, em 1919.



COMOFOI A LIVE / O Homem do Campanário (PI)


Aconteceu no último dia 09 de outubro, às 20h30, a primeira live dacoluna CLAQUETE, tendo a presença do diretor e roteirista Eduardo Prazeres e integrantesdo elenco do filme piauiense “O HOMEM DO CAMPANÁRIO” (foto), como osatores Vitorino Rodrigues (que interpreta Jesualdo, o personagem-título),Alexsandra Maria (Almira) e Wagner Santos (Nonato). O filme tem produção daDedalus Produções, de Teresina e terá sua pré-estreia no Theatro Quatro deSetembro, em Teresina, no dia 21 de outubro, às 19h, dentro do Projeto Terçasda Casa, com entrada gratuita.


Nalive, que teve na técnica o diretor de pós-produção Diogo Oliveira, da co-produtoraOliva Filmes, de Salvador e a mediação deste colunista, o diretor relatou comotudo começou, de onde veio a ideia de fazer um filme de lobisomem e de comoaconteceu a produção, que teve apoio da Lei Paulo Gustavo e do edital TorquatoNeto, da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí.

 

Os atores comentaramoutros aspectos do filme, como quando Vitorino Rodrigues, da co-produtora VRProduções, contou sobre as visitas técnicas à cidade piauiense de MonsenhorGil, que serviu para a fictícia Baluarte-Mirim. Para assistir à live: https://www.youtube.com/live/uqtzmrSrYS4?si=o_8yalwAaLskxtQG




MARIA CALLAS, de Pablo Larraín abre a Mostra de SP


Estáchegando a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, evento que fazparte do calendário oficial da capital paulista. A edição deste ano, que começadia 17, quinta-feira e vai até 30 de outubro, traz 417 filmes, vindos de 82países e serão apresentados em sessões como a Perspectiva Internacional, NovosDiretores, Mostra Brasil e Apresentação Especial, além de filmes restauradosque serão também exibidos.

 

AMostra deste ano abre com “MARIA CALLAS” (foto), filme dirigido pelochileno Pablo Larraín (de filmes como “Jackie”, “No” e “Spencer”, entreoutros), tendo no elenco Angelina Jolie, no papel da soprano greco-americanaMaria Callas. O filme será exibido no dia 17, na Sala São Paulo. Na programaçãodo evento, ao longo de duas semanas, haverá uma retrospectiva do diretorindiano Satyajit Ray, além de uma sessão chamada Mostrinha, com filmes devários países para os pequenos.

 

Entre os filmes daMostra de 2024, com os ingressos já à venda no site do evento, estão obraspremiadas, como “Anora”, de Sean Baker - vencedor da Palma de Ouro no Festivalde Cannes 2024 e “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles Jr. – Melhor Roteiro noFestival de Veneza 2024, além de dois filmes do iraniano Mohsen Makhmalbaf,restaurações de longas de Hector Babenco (“Brincando nos Campos do Senhor”) eMaria de Medeiros (“Capitães de Abril”) e filmes de cineastas como SilvioTendler, Tadeu Jungle, Aly Muritiba, MatiDiop, Eliane Caffé, Miguel Gomes,Alice Rohrwacher, Christophe Honoré e muitos outros. Para conhecer aprogramação com todos os filmes do evento e comprar ingressos, pelo link: https://48.mostra.org/filmes



ENCONTRAMOS

“DESMUNDO” (1999, dir.: Alain Fresnot)



Rodadonuma cidade cenográfica em uma das praias de Ubatuba, no Litoral Norte de SãoPaulo, surge uma obra cinematográfica magnífica do diretor Alain Fresnot, odrama histórico “DESMUNDO” (foto), lançado em 2002, co-roteirizado pelodiretor, por Sabina Anzuategui e Anna Muylaert, a partir do livro homônimo de1996, da escritora Ana Miranda. 
 

Ofilme narra a estória de Oribela de Covilhã (papel de Simone Spoladore) quechega à costa brasileira em 1570 como órfã, ao lado de outras jovens, para secasarem com portugueses viventes na província ultramarina do Brasil. Osjesuítas queriam evitar que os europeus aqui localizados continuassem serelacionando com as índias, fato que eles viam com maus olhos, daí Portugalenviar meninas órfãs brancas e cristãs para impedir distorções civilizatórias.Oribela, então, é obrigada a se casar com um homem bruto, Dom Francisco deAlbuquerque (interpretado por Osmar Prado).

 

Com trilha compostapor John Neschling e direção de arte de Adrian Cooper, o filme tem no elenconomes como Caco Ciocler, Beatriz Segall, Berta Zemel, José Rubens Chachá, CacáRosset, Olayr Coan, Arrigo Barnabé, entre outros. Para assistir ao filmecompleto em sua 1h41min, no link https://www.youtube.com/watch?v=-gKqC_7yzIc




UMA CENA


HollyHunter e Richard Dreyfuss dançam em ALWAYS, de Spielberg

 

Obelo filme de Steven Spielberg, “ALWAYS” (Além da Eternidade), de 1989,tem no elenco a carismática dupla Richard Dreyfuss e Holly Hunter, além de JohnGoodman e a maravilhosa Audrey Hepburn, em sua última aparição no Cinema.Trata-se da história do casal Pete e Dorinda, que apagam incêndios nasflorestas da Califórnia, até que um acontecimento terrível os separa. Na trilhasonora, o sempre genial John Williams.

 

Acena escolhida é uma beleza de encenação de Spielberg, tamanha a delicadeza: aosom dos The Platters, Dorinda, dentro de um lindo vestido branco, relembraPete, ao colocar para ouvir e dançar a icônica “SmokeGets in Your Eyes”. Paracurtir a bela cena, basta clicar no link https://youtu.be/I2pxEIKeQs0?si=K4oewCT0UqMuCCq6


VINDO POR AÍ

 

NOSFERATU,o vampiro de Robert Eggers estreia no Natal


Chegaráno Natal de 2024 aos cinemas do mundo “NOSFERATU” (foto), o quarto longadirigido por ninguém menos que Robert Eggers (de “A Bruxa”, “O Farol” e “OHomem do Norte”), sendo uma nova versão do clássico do cinema expressionistaalemão “Nosferatu: O Vampiro da Noite”, dirigido por F.W. Murnau, em 1922, apartir de um roteiro adaptado sem permissão de “Drácula”, livro de 1897, doescritor Bram Stoker.

 

No elenco, estão BillSkargärd, Lily-Rose Depp, Nicholas Hoult, Emma Corrin, Aaron Taylor-Johnson,Ralph Ineson e Willem Dafoe. Lançamento da Focus Features (no mercadoamericano) e Universal Pictures (no mercado internacional) – os mesmosdistribuidores de “Anora”. No Brasil, o filme pode chegar em 02 de janeiro de2025. Para ver o segundo trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=ax59S25CHG4


Indicações no MUBI

 

A PRIMEIRA NOITE DEUM HOMEM (The Graduate, Mike Nichols, 1967)

Nossaindicação do Portal MUBI é nada mais que o segundo longa dirigido por MikeNichols, “A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM” (foto), de 1967. O icônico filme,que virou um sucesso, transformou a carreira de Dustin Hoffmann e AnneBancroft.

 

Natrama, Benjamin Braddock (Hoffmann) volta para a casa dos pais, na California,logo após a formatura, ainda sem projeto de vida. Até que se envolve com a sedutoraSra. Robinson (Bancroft), a esposa do parceiro de negócios do rapaz. Ao mesmotempo, Benjamin se apaixona pela filha da amante, interpretada pela belaKatherine Ross.

 

Natrilha sonora, reparem as canções da dupla Paul Simon e Art Garfunkel queviraram sucesso imediato, como “The Soundof Silence”, “Scarborough Fair” e “Mrs.Robinson”. Para ver o filme, cliquem no link https://mubi.com/pt/br/films/thegraduate


TRILHA SONORA

DEUSE O DIABO NA TERRA DO SOL, obra única


Atrilha do filme de Glauber Rocha, “DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL”, de1962, teve bastidores pra lá de interessantes. Tendo sido toda gravada a voz eviolão pelo compositor, cantor de bossa nova e diretor de cinema SergioRicardo, as letras musicadas do cordel que conta a trama do filme foramescritas pelo próprio Glauber.

 

Numfamoso depoimento de Sergio Ricardo, o cantor relatou que Glauber não deixouque ele assistisse ao filme antes de compor a trilha. Quando ambos foram para oestúdio gravar, Glauber fez indicações que surpreenderam Sergio Ricardo,mostrando que o estilo bossa nova não se aplicava de forma alguma ao que ocineasta baiano precisava, que era o de um cantador de feiras. O LP com atrilha foi lançado em 1963.

 

Parailustrar, o filme conta a história sofrida de Manoel e sua mulher Rosa (papéisde Geraldo Del Rey e Yoná Magalhães), no interior do país, num sertão marcadopela seca. Misturando referências do cangaço (com Othon Bastos interpretandoCorisco e Maurício do Vale no papel de Antônio das Mortes) e Os Sertões, deEuclides da Cunha, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” se consagrou como um dosfilmes mais importantes do Cinema Brasileiro. Para ouvir a trilha: https://www.youtube.com/watch?v=TYIgRf7YtPw&t=4s



NOTINHAS

 

ANORA é capa darevista MovieMaker

Ovencedor da Palma de Ouro em Cannes 2024, “ANORA” vai à Mostra SP e chega aoscinemas brasileiros em 23.01.2025, está em exibição no 68º Festival de Londrese é capa da edição atual da prestigiada revista MOVIEMAKER (foto), com aestrela do filme, Mikey Madison e o diretor Sean Baker. Na edição de outubro daCahiers duCinéma francesa, “Anora” também é capa. A estreia do filme emterritório americano, com grande campanha pela Universal Pictures, pela NEON epela Focus Features, será dia 18 de outubro. Para atiçar, eis o trailer#2: https://www.youtube.com/watch?v=K3f7jj8yJTo



VIIIGOIAS HORROR FILM FESTIVAL (GO)


Com incentivo da Lei Paulo Gustavo, a oitava edição do Morce-GO GoiásHorror Film Festival começa dia 31 de outubro, seguindo até 03 de novembro,trazendo não só os filmes selecionados, como palestras e concursos cosplay.Entre os filmes de todas as partes do País, que estarão na programação: o longa“Suprema”, de Danilo Morales (SP), os curtas “Menina Semente”, de Túlio Beat(PE) e “Visagens e Visões”, de Rod Rodrigues (PA), além de “Strew Bull – OTouro de Palha”, de Christielly Araújo (GO), o mexicano “Mamá”, de ManuelEscalante e “Não Precisa Pedir Desculpa”, de Franco Cavezale (SP), entre muitosoutros. Para saber mais sobre o evento, clique no link https://morcegovermelhofestival.com.br/


BFI LONDON FILM FESTIVAL, até dia 20



Tendocomeçado dia 09 de outubro, o festival londrino segue até o dia 20 com longas ecurtas britânicos e de outros países, mas com filmes bastante aguardados como“AllWe Imagine as Light” (dePayalKapadia) e “Anora” (de Sean Baker), que tambémestarão na Mostra SP. Outros filmes no festival: “Ainda Estou Aqui” (de WalterSalles Jr.), “Blitz” (de Steve McQueen), “LesFemmesAuBalcon” (de NoémieMerlant), “O Aprendiz” (de Ali Abbasi), “Emilia Pérez” (de Jacques Audiard),“Hard Truths” (de Mike Leigh), “Twiggy” (da atriz e diretora SadieFrost),“Maria” (de Pablo Larraín), “When FallIsComing” (de François Ozon),“Grand Tour”(de Miguel Gomes) e “Cidade;Campo” (da brasileira Juliana Rojas). O festivaltem eventos paralelos, como as ScreenTalkscom Sean Baker, Denis Villeneuve, ZoeSaldana, Mike Leigh e Steve McQueen, sobre suas carreiras. Mais sobreoFestival,no link https://whatson.bfi.org.uk/lff/Online/



FESTIVALDE TIRADENTES, inscrições abertas (MG)


Até 23 de outubro estão abertas as inscrições para a 28ª Mostra deCinema de Tiradentes, o festival que abre o calendário cinematográficobrasileiro, e que em 2025 vai de 24 de janeiro a 01 de fevereiro. Tiradentes temsido uma plataforma de lançamentos do cinema brasileiro contemporâneo,mostrando toda a diversidade da produção nacional, além de promover oficinas,laboratórios, masterclasses, lançamentos de livros, performances, exposições eatrações artísticas. Para saber mais e fazer inscrição de eventos e filmes, nosite https://universoproducao.com.br/




ELENCOS

 

PILARLOPEZ DE AYALA

O rosto que fecha a CLAQUETE

COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.