Nem o próprio voto: quem são e o que dizem os 4 candidatos a vereador zerados nas urnas de Campinas
Entre os concorrentes sem votos, três são do PRD (Partido da Renovação Democrática) e um do DC (Democracia Cristã). Veja o que dizem os citados. Eleições 2024 em Campinas: eleitores votam em seção eleitoral de Campinas.
Dos 611 candidatos aptos na disputa por vagas na Câmara de Campinas (SP), quatro terminaram sem nenhum voto no pleito de domingo (6). Isso significa que nem os próprios candidatos votaram neles mesmos.
Entre os "zerados", três são do PRD (Partido da Renovação Democrática) e um do DC (Democracia Cristã). São eles:
Fernanda Brito (DC)
Thamiris Araujo (PRD)
Camila Freitas (PRD)
Leonardo Moura (PRD).
O g1 procurou todas as redes sociais dos candidatos. Apenas Fernanda Brito (DC), que diz atuar como corretora de imóveis, possui um perfil ativo e chegou a publicar uma peça de campanha.
O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela, ainda, que o mesmo candidato, Leonardo Moura (PRD), cadastrou fotos de pessoas diferentes nos registros oficiais. A imagem no Portal de Divulgação de Candidaturas (Divulgacand) não é a mesma do processo de registro de candidatura.
Ainda segundo o portal Divulgacand, do TSE, a prestação de contas dos três candidatos sem votos do PRD indica apenas um repasse e o mesmo valor de despesa: receberam R$ 1.047,12 em nome da campanha do prefeito reeleito Dário Saadi (Republicanos). Essa quantia foi a mesma recebida por todos os candidatos a vereador da coligação de Dário.
Segundo a candidatura do prefeito, esse valor refere-se ao custo da doação de serviço de produção de conteúdo áudio visual.
"A campanha contratou uma empresa para a produção dos vídeos e dividiu o valor total entre todos os candidatos da coligação. Não houve cessão de dinheiro para os candidatos, mas serviço. Todos os vereadores têm o mesmo valor estimado", explicou, em nota, a assessoria de imprensa.
Já a prestação de contas de Fernanda Brito aponta que a candidata não recebeu e nem gastou nenhum valor ao longo da campanha.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o PRD registrou 34 candidatos a vereador na eleição 2024, número limite por partido, sendo que 32 deles estavam aptos a concorrer ao pleito.
Partido de três dos quatro candidatos sem votos, o PRD tinha 32 concorrentes nas eleições a vereador deste ano. Juntos, eles somaram 1.698 votos.
A título de comparação, a candidata eleita para a Câmara com o menor número de votos foi Fernanda Souto (PSOL), com quase o dobro de toda a legenda (ela somou 3.268).
Já o DC inscreveu 26 candidatos, sendo que 23 estavam aptos ao pleito. Destes, 11 obtiveram mais de 100 votos, e o candidato mais bem votado teve 679, o que representa 0,13% do total.
O que dizem os candidatos?
O g1 entrou em contato com o número presente no pedido de registro da candidatura de Fernanda Brito (DC). O telefone pertence ao tesoureiro do partido, que informou que a candidata sofreu um infarto e, por isso, não pôde fazer campanha ou registrar o próprio voto.
Por meio de um aplicativo de mensagens, Brito reafirmou a justificativa dada pelo tesoureiro e disse ter sofrido um infarto seguido de problema na coluna no meio da campanha. “Estou de cama já faz dias fazendo tratamento médico”, explicou.
Já Jeferson Beierle, primeiro-secretário do diretório municipal do PRD, disse que Thamiris Araújo (PRD) e Leonardo Moura (PRD) deixaram de votar neles mesmos porque, supostamente, não tiveram as candidaturas exibidas na urna. Em contato direto com os candidatos, eles deram a mesma resposta.
As eleições municipais foram consideradas tranquilas e dentro da normalidade. Ainda assim, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi questionado sobre as alegações dos candidatos. O texto será atualizado assim que o órgão se manifestar.
Além disso, o primeiro-secretário do PRD também foi questionado sobre as fotos divergentes de Leonardo Moura (PRD). Segundo Beierle, houve um erro durante o envio do pedido de registro, mas a imagem foi corrigida posteriormente.
Câmara 2025-2028: Com 100% das urnas apuradas, foram definidos na noite deste domingo (6), os 33 vereadores e vereadoras eleitos para a Câmara Municipal de Campinas (SP): Mariana Conti (PSOL) foi a parlamentar mais votada, com 14,3 mil votos. Ao todo, 23 dos 31 parlamentares da atual legislatura conseguiram a reeleição, o que representa um índice de 74%. Dos dez novos nomes na Câmara, dois já foram vereadores em outras legislaturas: Luís Yabiku (Republicanos) e Roberto Alves (Republicanos).
Veja a lista dos vereadores eleitos:
Mariana Conti (PSOL): 14.356 votos; Vini (Cidadania): 11.423 votos; Higor Diego (Republicanos): 11.391 votos; Rodrigo Farmadic (União): 9.006 votos; Nick Schneider (PL): 7.993 votos; Débora Palermo (PL): 7.690 votos; Paolla Miguel (PT): 7.485 votos; Otto Alejandro (PL): 7.442 votos; Carlinhos Camelô (PSB): 7.328 votos; Roberto Alves (Republicanos): 7.057 votos; Rubens Gás (PSB): 6.960 votos; Arnaldo Salvetti (MDB): 6.921 votos; Marcelo Silva (PP): 6.895 votos; Permínio Monteiro (PSB): 6.612 votos; Nelson Hossri (PSD): 6.157 votos; Edison Ribeiro (União): 6.129 votos; Rossini (Republicanos): 6.112 votos; Benê Lima (PL): 6.093 votos; Luiz Cirilo (Podemos): 5.694 votos; Guida Calixto (PT): 5.492 votos; Carmo Luiz (Republicanos): 5.479 votos; Filipe Marchesi (PSB): 5.435 votos; Guilherme Teixeira (PL): 5.383 votos; Professor Wagner Romão (PT): 5.088 votos; Hebert Ganem (Podemos): 5.004 votos; Gustavo Petta (PC do B): 4.803 votos; Eduardo Magoga (Podemos): 4.780 votos; Zé Carlos (PSB): 4.460 votos; Marrom Cunha (MDB): 4.460 votos; Luis Yabiku (Republicanos): 4.039 votos; Paulo Haddad (PSD): 3.969 votos; Dr Yanko (PP): 3.302 votos; Fernanda Souto (PSOL): 3.268 votos.
Com a apuração concluída, três partidos foram os que obtiveram mais cadeiras na Câmara Municipal de Campinas a partir de 2025, com cinco parlamentares cada. São eles: Republicanos, PSB e PL.
Podemos e PT têm três vereadores cada, enquanto MDB, PP, União Brasil, PSOL e PSD somam duas cadeiras cada na Casa. PC do B e Cidadania fecham a lista, cada um com um parlamentar eleito.
O prefeito Dário Saadi (Republicanos) foi reeleito em primeiro turno, na noite deste domingo (6), para mais um mandato à frente da Prefeitura de Campinas (SP).
A informação da reeleição de Dário foi confirmada pela Justiça Eleitoral quando a apuração de votos na metrópole chegou a 89%.
Com 100% das urnas apuradas às 21h33, o resultado em Campinas é o seguinte:
Dário Saadi (Republicanos): 66,77% (355.800 votos)
Pedro Tourinho (PT): 23,18% (123.500 votos)
Rafa Zimbaldi (Cidadania): 7,99% (42.557 votos)
Wilson Matos (Novo): 1,88% (10.013 votos)
Angelina Dias (PCO): 0,19% (997 votos).
COMENTÁRIOS