Famosas estão tomando pílulas com ovos de parasitas para emagrecer; há risco grave nisso
O jornal O Globo, revelou esta semana que mulheres estão ingerindo pílulas de ovos de tênia como terapia para o emagrecimento e que elas adquirem o "remédio" no mercado clandestino.
A reportagem de O Globo, cita, inclusive, o compartilhamento de médicos nas redes sociais alertando para o risco que essas mulheres assumem ao tomarem as pílulas com ovos de tênia - um tipo de parasita que vive alojada no intestino humano devorando boa parte da alimentação ingerida pelo ser humano.
Os especialistas alertam que este tipo de ingestão podem, de fato, provocar a perda de peso, mas representam um perigo alto para a saúde, caso ocorra a liberação de ovos do parasita na corrente sanguínea, o que pode afetar o cérebro e provocar convulsões fatais. Diarreia e vômitos são sintomas preliminares que alertam para o perigo.
Pegando gancho nas informações do jornal O Globo, o núcleo de jornalismo do Portal QUEM QUER FAMA - Jornalistas Associados, consultou vários médicos especialistas no assunto, à cerca do perigo que essas pílulas adquiridas no mercado clandestino pela internet, oferecem às mulheres que nutrem obsessão por terapias de emagrecimento, geralmente por pura vaidade ou aceitação no mercado de trabalho, e traz agora uma revelação muito mais preocupante: uma vez ocorrendo a liberação dos ovos do parasita tênia, conhecida como solitária, na corrente sanguínea, o risco de contaminação se estende também às pessoas que mantêm relacionamento íntimo com mulheres infectadas.
Beijos e sexo oral, por exemplo, podem ser um caminho livre para a transmissão do parasita que circula no sangue da mulher infectada, após os ovos se espalharem pelo corpo.
COMENTÁRIOS