Charge, grafite, caricatura e cartum são reconhecidas como cultura oficial no Brasil
A edição da última quarta-feira (16/10) do Diário Oficial da União publicou a sanção do governo federal ao projeto aprovado pelo Congresso Nacional, o qual reconhece as expressões artísticas do grafite, cartum, charge e caricatura como cultura oficial no Brasil.
A partir de então, a lei 14.996/2024 garante a livre expressão dessas formas de arte e estabelece a promoção e preservação pelo poder público.
Na nova legislação, a charge é descrita como uma ilustração humorística que satiriza personagens e acontecimentos da atualidade; a caricatura, como um desenho que exagera ou deforma traços para criar humor ou críticas; o cartum, por sua vez, ironiza comportamentos humanos por meio de desenhos, frequentemente encontrados em jornais e revistas; e o grafite é reconhecido como uma forma de arte urbana que utiliza espaços públicos para criar intervenções visuais e críticas.
Uma das maiores expressões dessa arte urbana no Brasil e no mundo, é Eduardo Kobra. Veja uma das magníficas obras do artista:
COMENTÁRIOS